Páginas

** Guia Recife **

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Programação do final de semana nos teatros municipais


Os teatros municipais do Parque, Apolo, Hermilo Borba Filho e Santa Isabel apresentam, neste fim de semana, uma programação diversa para encantar platéias de adultos e crianças. Confira abaixo a programação:

Teatro Hermilo Borba Filho – Neste fim de semana, o teatro Hermilo Borba Filho recebe a Mostra de Espetáculos Infantis, realizada pelo Centro de Formação e Pesquisas das Artes Cênicas Apolo-Hermilo, que visa incentivar a cultura teatral e a prática de contar histórias entre as crianças, além de formar uma platéia, criando-se e estimulando-se o hábito de assistir a espetáculos e de discuti-los com a família e com os amigos, iniciando-se, assim, o processo de aprendizagem da apreciação crítica. O espetáculo Decripolou Totepou, da atriz Odília Nunes, fará a estréia dentro do projeto neste sábado (07), às 16h30, e no domingo (08), também às 16h30. Decripolou Totepou trata-se de uma criação poética da atriz Odília Nunes, onde a oralidade popular e a expressão corporal provocam e estimulam o imaginário da criatividade. Em cena, uma única personagem, Bandeira. O palhaço/brincante que toca, canta e dança, o que brinca pelo simples prazer de brincar. O espetáculo utiliza a tradição dos contadores de estórias e simples como brincadeira de criança utiliza como cenário apenas uma maleta de onde são retirados todos os sonhos e objetos que encantam a cena, como o Sr. Moraes, um mamulengo, malabares e truques. O figurino construído totalmente com material reciclado é roupa e cenário sonoro que a atriz veste para inventar espaços e musicalidade.

Teatro Santa Isabel – Neste fim de semana, o Teatro Santa Isabel recebe o espetáculo Curtas, com a atriz Samantha Schmutz. O texto é assinado por Samantha Schmutz, André Frazzi e Gustavo Damasceno, com direção de Leandro Hassum. Na sexta-feira (06) e sábado (07), o espetáculo será encenado às 21h. Já no domingo (08), o espetáculo começa um pouco mais cedo, a partir das 20h. Confira abaixo a sinopse: A atriz Samantha Schmutz dá vida a cinco personagens no monólogo Curtas, sucesso absoluto no Rio. O espetáculo é formado por quadros curtos e rápidos que satirizam comportamentos questionáveis nos dias de hoje. Além das personagens a atriz faz também uma homenagem à atleta Daiane dos Santos.

Teatro Apolo – Neste fim de semana, o Teatro Apolo apresenta o espetáculo O Crime do Padre Amaro, da Galharufas Produções, com direção de Lúcio Lombardi. A peça será encenada no sábado (07) e domingo (08), às 20h.Primeiro romance escrito por Eça de Queiroz, o espetáculo, que tem direção de Lúcio Lombardi, conta a história de um padre que se envolve emocionalmente e sexualmente com a jovem Amélia. O conturbado romance, encoberto por outros clérigos da cidade, tem como pano de fundo a hipocrisia da sociedade portuguesa do século XIX e da sordidez dos seus personagens.

Teatro do Parque - Nesta sexta-feira (06), a partir das 20h, o Teatro do Parque apresenta o show de lançamento do CD Saudades, de Roger Ricco. Quem comprar o ingresso ganhará o CD gratuitamente. Já no sábado (07), o Teatro do Parque apresenta, às 16h30, o Espetáculo infantil Meu Reino por um Drama, que é uma produção da Métron Produções, com texto de Cícero Belmar e direção de Ruy Aguiar. Em seguida, às 20h, é a vez do espetáculo Trupizupi - O Raio da Silibrina encantar o público. No domingo (08), às 10h, quem anima a criançada é o espetáculo infantil Hipopocaré, O Rei da Galhofa, da Chocolate Produções Artísticas, que tem texto do escritor Antônio Guinho e direção de Carlos Carvalho. Já às 16h30, entra em cena o espetáculo infantil Meu Reino por um Drama. Para encerrar a programação do domingo, às 20h, o espetáculo O Raio da Silibrina. Acompanhe os detalhes das apresentações e programe-se:Hipopocaré, o Rei da Galhofa - História de um filhote de jacaré com uma hipopótama. Com texto do escritor pernambucano Antônio Guinho, a peça traz temas como preservação ambiental, cooperação, respeito à diferença, e valores como a amizade, o amor e a compreensão. Antes, show e brincadeiras com o Palhaço Chocolate. Direção de Carlos Carvalho.Meu Reino por um Drama - Uma produção da Métron Produções, com texto de Cícero Belmar e direção de Ruy Aguiar. A peça é uma fábula musical que conta a história de uma Abelha Rainha que está em crise por achar que sua vida é boa demais. Em busca de um drama, deixa a colméia e se depara com um mundo não tão amigável. O humor, o drama e a música pontuam todas as situações vividas pelas personagens, com trilha sonora cantada ao vivo pelos atores. O espetáculo foi um dos grandes vencedores do XIV Janeiro de Grandes Espetáculos, realizado em janeiro de 2008.

Trupizupi - O Raio da Silibrina - Os cordéis populares e personagens do humor nordestino são homenageados nesta peça, escrita por Bráulio Tavares, que é um musical que narra a história do andarillho Trupizupe, tocador de ganzá que ao chegar em um reino corrupto, se passa por nobre e é preso. Na cadeia ele conhece um atrapalhado ladrão e descobre que a princesa Genoveva lança adivinhações para os nobres da corte. Quem conseguir o feito ganha a sua mão. A direção é de José Manoel, com direção musical de Walmir Chagas. Classificação 14 anos.


Fonte: Boletin Diário da Prefeitura do Recife

Nenhum comentário: