Páginas

** Guia Recife **

domingo, 15 de junho de 2008

Espetáculo reúne mestres de Pífano e mamulengos


Após realizar circuito nacional passando por Pernambuco (Glória do Goitá e Caruaru), Brasília, Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Alagoas, o espetáculo cênico e musical, envolvendo os mestres João do Pife (Banda Dois Irmãos de Caruaru) e Zé Lopes (Teatro Riso), faz única apresentação na Praça do Arsenal, no bairro do Recife, no Centro, neste domingo (15), às 17h. Os dois fazem parte das mais ricas tradições populares nordestinas: as bandas de pífano e o teatro de mamulengos. A Caravana é realizada pela Página 21 com incentivo do Funcultura. A Prefeitura da Cidade do Recife, por intermédio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, apóia o espetáculo. O acesso é gratuito.

O encontro é inédito no formato e reúne dois artistas aclamados em suas atividades, que têm em comum não apenas o relevante sucesso fora das fronteiras nordestinas, assim como o fato de serem mestres repassadores das tradições que cultivam e, também, artesãos. A mistura da banda de pífanos com os mamulengos nasceu de um encontro ocasional entre os dois artistas durante uma feira de artesanato, em 2006, no Recife. A idéia de apresentação conjunta tomou formato de projeto.

O espetáculo tem como base as novenas - tradição religiosa do interior nordestino que é tema freqüente nas duas brincadeiras. "Os ensaios ocorreram durante o mês de São José e a devoção pelo santo acabou orientando o enredo, mas os personagens típicos do mamulengo também estão presentes", explica Zé Lopes, enfatizando o universo rural presente na trama.

Mesmo seguindo um roteiro preestabelecido, o improviso não deixa de acontecer, como é da natureza deste tipo de folguedo, em que a participação da platéia determina o ritmo. "É como um sonho", compara João do Pife, que herdou do pai a responsabilidade de manter a Banda Dois Irmãos, criada em 1928. "As novenas foram o começo de tudo", reforça o compositor, "mas no espetáculo também tem forró, baião, choro e frevo", avisa.

Além de mestres da cultura popular, João do Pife e Zé Lopes têm em comum o sucesso alcançado em terras estrangeiras. João do Pife apresentou-se em diversos países da Europa e chegou a ensinar seu ofício na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Zé Lopes, que obteve platéias de até 16 mil pessoas durante o projeto Sesi Bonecos Brasil, também já esteve no Velho Continente, com apresentações em Portugal e na Espanha. A caravana Pífanos e Mamulengos é composta por 15 integrantes, entre atores, músicos e produtores.


Fonte: Prefeitura do Recife

Nenhum comentário: