Páginas

** Guia Recife **

terça-feira, 2 de junho de 2009

Terça Negra


Nesta terça-feira (2), às 20h, o Projeto Terça Negra, no Pátio de São Pedro, bairro de São José, abre a programação de junho – mês dedicado a Xangô. No palco, a banda Sr. Jhaculo (Caixa d’Água/Olinda), Maracatu Raízes de Pai Adão (Água Fria) e o afoxé Povo de Oguntê (Água Fria) encerra a edição, a partir das 22h.

Banda Sr. Jhaculo apresenta músicas inspiradas na cultura Mangue Beat. Já o maracatu Raízes de Pai Adão e o grupo de afoxé Povo de Ogunté (Água Fria) representam o Terreiro do Pai Adão, localizado na Estrada Velha de Água Fria, Zona Norte da Cidade, um dos mais antigos terreiros de Xangô do Brasil.

Homenagem do mês - Xangô, divindade do fogo e do trovão e da justiça. Rei de Oyó é temido e respeitado, justiceiro e muito vaidoso. Simbolizado pela machada de dois gumes ou dupla (Oxê). Tudo que se refere a estudos, as demandas judiciais, ao direito, contratos, documentos trancados, pertencem a Xangô, Rei de Oyó, marido de Oyá, Oxum e Oba. Sua saudação é Caô Cabiecilê!

Os filhos de Xangô gostam de exercer influência nas pessoas e dominar a todos, líderes por natureza, justos honestos e equilibrados, mas quando contrariados, ficam violentos e incontroláveis, são grandes conquistadores e a conquista sexual assume papel importante em sua vida.

Fonte: Boletim Diário da Prefeitura do Recife

Nenhum comentário: