Páginas

** Guia Recife **

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Albergue Piratas da praia apresenta: a democratização do Videoclipe através dos sites de compartilhamento de vídeos.

Videoclipe, sincronizador de música e imagem, vem ganhando mais importância com os novos meios de comunicação na era da informação. Com a chegada dos sites de compartilhamento de vídeos, o audiovisual ganhou um grande aliado para sua democratização, um espaço para difundir culturas de qualquer lugar do mundo.

A televisão vai ganhar um concorrente direto na luta pela democratização da cultura, com a chegada da internet e seus sites de compartilhamento de vídeos que conseguem índices altíssimos de visibilidade e está cada vez mais ganhando espaço dos meios de comunicação de massa. Nesses sites pode-se encontrar todo tipo de arte audiovisual incluindo a videoclíptica. "O videoclipe não pertence mais à televisão. Ele está ligado ao mundo digital e outras mídias atendem melhor a essa demanda.", disse Zico Góes, diretor de programação da MTV Brasil, que foi pioneira em exibir programas voltados para essa arte.

Os meios de comunicação mudam na forma em que os jovens se comunicam e consomem as novas mídias. Com o surgimento dos sites de compartilhamento de vídeos, ninguém fica esperando passar o clipe que quer. É mais fácil achá-lo na internet; já que a democratização é muito maior, muitos videoclipes independentes que nunca teriam acesso a TV estão disponíveis nesses sites, vídeos que até mesmo foram censurados pela tela tradicional mídia são exibidos.

Os sites de compartilhamento de vídeos, a exemplo o youtube, que é sucesso mundial, possibilitaram o armazenamento de qualquer produção audiovisual, sendo produzida por uma câmera digital ou até mesmo por um celular, a hospedagem, do youtube, por exemplo, é gratuita, só é preciso realizar o cadastramento.

Apesar do acesso a internet e as novas tecnologias ainda serem restritos a um pequeno percentual da população, esse instrumento tende a se tornar indispensável, popularizando cada vez mais o trabalho dos artistas.

Nenhum comentário: