Páginas

** Guia Recife **

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Exposição de Fotografia no Teatro do Parque


O Teatro do Parque recebe, a partir desta sexta-feira (26), às 17h, a exposição Caixa de Luz, do fotógrafo Adriano Sobral, com apoio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. A exposição será aberta ao público a partir deste sábado (27), prosseguindo em cartaz até o dia 24 de outubro.

A imagem fotográfica real ou imaginária, verdadeira ou forjada, nos obriga a viajar no espaço, no tempo e nos sentimentos. Ir, vir e voltar, ou então ir, ir, ir depõe o fotógrafo. Para ele, as trevas ou a claridade intensa se dissolvem em contornos. Ao explorar as linguagens fotográficas, Sobral utilizou diversos elementos que nos rodeiam em nossas rotinas diárias como lâmpadas de tungstênio, fluorescente, luzes de néon, chama de isqueiro, fósforos, enfeites natalinos, candeeiros, velas, postes, pontes da cidade ou até mesmo uma chapa de fogão velha. Todos os elementos se transformam em abstrações ou grafismos que iluminam a noite, detalhes que passam despercebidos muitas vezes em nossos olhares.

Segundo ele, nenhuma das fotografias apresentadas teve o uso de ferramenta (software) no intuito de despertar o interesse do público para outras linguagens da fotografia, fugindo do que já se conhece do convencional. Essa exposição vem demonstrar o quanto são amplas as variações, nas quais podem ser expostas as imagens e seus formatos com as mais diferentes formas de captura, sendo o mesmo uma verdadeira caixa de luz, explica Adriano.

Fotógrafo - Recifense, nascido em 1979, Adriano Sobral iniciou sua carreira fotográfica em Pernambuco, onde sempre morou. Tem como formação técnica a contabilidade, que abandonou para dedicar-se à produção cultural. Teve como inspiradores na fotografia seu pai, o fotojornalista Cícero Sobral (ex-Jornal do Brasil), Natanael Guedes e Edvaldo Rodrigues.

Serviço:
Exposição Caixa de Luz
Teatro do Parque – Rua do Hospício, 81 – Boa Vista;
Telefone – 81.3232-1553;
Período - de 26 de setembro a 24 de outubro;
Entrada franca.

Fonte: Diário Oficial da Prefeitura do Recife

Nenhum comentário: