Páginas

** Guia Recife **

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Terça-Negra no Pátio São Pedro traz Ciranda, Percussão e Afoxé


A Ciranda Cubiçada (Olinda) comandada pelo mestre Walter, abre o Projeto Terça Negra, nesta terça-feira (20), a partir das 20h, no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio (Centro). Em seguida, às 21h, show percussivo do grupo Griôt (Fundão) e encerrando a programação, às 22h, apresentação do afoxé Filhos do Ogundê (Rio Doce/Olinda).

Ciranda é um tipo de dança e música originada na região Nordeste. Caracteriza-se pela formação de uma grande roda, geralmente nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento.

Percussão é um som obtido através do impacto, raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas. Existe uma variedade de instrumentos produzidos especificamente com essa finalidade, qualquer batuque feito com objetos comuns pode ser considerado como percussão. Também é possível fazer a percussão em uma música utilizando tampas de panela, potes de alimento, mesas, cadeiras, caixas, talheres, pratos, copos, entre outros.

Afoxé também chamado de Candomblé de rua, é um cortejo que sai durante o carnaval. Manifestação afro-brasileira com raízes no povo ioruba. Os grupos de afoxé que se apresentam no palco do Terça Negra são ligados aos terreiros das comunidades locais.

A programação semanal do Projeto Terça Negra oferecida pelo Movimento Negro Unificado (MNU) incentiva a formação de grupos locais e resgata as raízes da cultura negra. Entrando no sétimo ano, o Terça Negra já faz parte do calendário cultural da Cidade.

Fonte: Boletim Diário da Prefeitura do Recife

Nenhum comentário: