Páginas

** Guia Recife **

quarta-feira, 10 de março de 2010

Aniversários de Olinda e Recife


As cidades de Olinda e Recife comemoram seus aniversários de 475 e 473 anos, respectivamente, nesta sexta, 12 de Março. Olinda receberá durante todo o dia várias atividades comemorativas, como cortejos de blocos carnavalescos e bonecos gigantes, além dos shows na frente da sede da prefeitura da cidade de Spok Frevo Orquestra, Alceu Valença, D'Breck e Patusco.
Já Recife traz como a principal atração de suas comemorações a gravação do terceiro DVD da paraiabana Elba Ramalho, que será gravado no Marco Zero. A apresentação marcará os 30 anos de carreira da cantora e conta com vários convidados, entre eles Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Lenine, Chico César e Spok. Confira as programações culturais de Olinda e Recife:

Olinda:
6h - Repique dos sinos das igrejas do Sítio Histórico;
15h - Chegada da comitiva da Coral com autoridades subindo pela Rua 15 de novembro com um cortejo de orquestra de frevo com bonecos gigantes para fazer a pintura simbólica;
17h30 - Ida do cortejo formado pela comitiva da Coral e demais autoridades vindo da Licoteria para o Palácio dos Governadores para o início das festividades;
18h – Solenidade oficial;
18h30 - Parabéns e o corte do bolo, recheado com goiabada e cobertura de glacê;
19h - Início dos shows em frente à sede da prefeitura. Sobem ao palco Spok Frevo Orquestra, Alceu Valença, D'Breck e Patusco.
Cortejos:
Escola de Samba Preto Velho (saída da Sé)
Pitombeira (saída da 27 de janeiro)
Elefante (saída do Amparo)
Vassourinhas (saída do Largo do Amparo)
Flor da Lira (saída do Largo do Amparo)
Marim dos Caetés (saída do Amparo)
O Bagaço é Meu (saída da Estrada de Bonsucesso)
Maracatu Leão Formoso (saída do Amparo)
Encontro de Ursos (saída da Prudente de Moraes)

Recife:
O aniversário do Recife começa com o tradicional ato cívico no Forte das Cinco Pontas. Lá acontecerá a troca da bandeira e a incineração das flâmulas em desuso. Às 17h, na Praça do arsenal, a frevioca dará continuidade à festa. Logo após, quando o relógio marcar 18h30, é a hora do corte do bolo, que, como é de praxe, pesará em quilos, a mesma quantidade de anos que o Recife comemora. Mas o presente especial pelo qual todo recifense espera estará no Marco Zero, a partir das 21h30. Elba Ramalho fará uma grande festa para brindar a data e comemorar seus 30 anos de carreira. Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Lenine, Chico César, Alcione e André Rio também sobem ao palco. No sábado (13), a Orquestra Sinfônica do Recife comemora o aniversário do Recife e 80 anos de existência do grupo. Haverá participação especial do compositor Francis Hime.

Nenhum comentário: