Páginas

** Guia Recife **

sábado, 6 de junho de 2009

Projeto "Observa e Toca" com a apresentação de Maciel Melo, Zé Manoel (Petrolina) e Joaquim Izidro - Hoje na Torre Malakoff no Recife Antigo.






“Imagine o quão triste seria viver
sem as lindas melodias de Tom,
sem as letras poéticas e doces
de Caymmi,
sem a brejeirice matuta
de Luiz Gonzaga?”
(Zé Manoel
)

Zé Manoel e Banda participa hoje do projeto “Observa e Toca Torre Malakoff”com músicas autorais de Zé Manoel.
A entrada é franca e o ambiente é muito agradável, aliás, um lugar perfeito para um final de tarde e uma pre-esquentada gostosa, para as baladas de sábado a noite!
Tambem participarão do evento Maciel Melo e Joaquim Izidro.

Veja a programação do OBSERVA E TOCA
Dia 06 de junho
17h30 - Maciel Melo
18h30 - Zé Manoel
19h20 - Joaquim Izidro


Zé Manoel é um compositor 100% nordestino. Nascido em Petrolina, as margens do Velho São Francisco foi acostumado a comer baião-de-dois feito por sua mãe e acarajé na baiana cidade de Juazeiro, do outro lado do rio.

Foi nessa fórmula, Pernanbuco-Bahia, que nasceu o músico (pianista, compositor e intérprete) que aos poucos vem conquistando o publico brasileiro e a atenção de compositores e interpretes do Canadá, França e Italia.

Suas composições são ardentes e verdadeiras. Sua voz aveludada... e sua interpretação tem um quê tímido e meigo, que nos faz lembrar Chico Buarque no início de sua carreira.

Desde pequeno, cercado e inspirado pela magnífica variedade de ritmos do nordeste brasileiro, ZÉ MANOEL (Jose Manoel de Carvalho Neto), aos nove anos de idade, iniciou seus estudos acadêmicos em Petrolina, graças à professora de piano clássico, Lucia Costa, que percebeu, naquela criança, um talento natural.

A presença de Lucia foi fundamental para solidificar a música de ZÉ MANOEL, rumo a um estilo popular com raízes eruditas, e se utilizou da musicalidade nordestina em uma singular viagem pelo mundo das valsas e ilusões.

As influências do semi-árido pernambucano e o romantismo do velho São Francisco com seus vaporzinhos, foram fundamentais para talhar os valores deste artista.

Viveu rodeado pelas manifestações ribeirinhas como o Samba de Véio da Ilha do Massangano e, mesmo sendo o Recife, hoje, a sua segunda moradia, guarda no peito as raizes de sua cultura e a memória viva de seu povo e, é esse povo, que inspira as suas valsas, seu jazz, sua bossa e suas melodias.


Com apenas treze anos, sem nenhuma pretensão, mas com muita originalidade, foi o mais jovem concorrente e finalista participante do concurso nacional para a escolha do hino do centenário de sua cidade. Era apenas o início de sua trajetória.

Aos 15 anos já era músico profissional e se apresentava em restaurantes e piano bar, além de excursionar acompanhando bandas e músicos em diversas cidades do nordeste, principalmente em Pernambuco e na Bahia.

Paralelo aos seus projetos musicais, lecionou piano clássico na Escola Maria Auxiliadora (Grupo Salesianas), Escola Teclados e Instrumentos Musicais e no Colégio Professor Simão (2001-2005).

Com uma formação em piano clássico e pela forte influência de bons músicos populares, entre eles Tom Jobim e Dorival Caymmi, as composições de ZÉ MANOEL, dialogam com a música universal, misturando influências e manifestações musicais com raízes genuinamente brasileiras.



Seu repertório é repleto de letras poéticas.
De estilo e interpretações muito particulares, “minimalistas”, como ele mesmo os intitula, elabora cuidadosamente uma trama harmônica, rica em detalhes, poesias e melodias.

Ao som do seu piano, interpreta mais de 200 composições próprias – instrumentais e cantadas – onde faz uma tournée pelas valsas, chorinhos, baiões, samba-canções, baladas, jingles ou verseja na sua obra “O Auto de Natal”, baseado nas manifestações de Reisados.

Em 2005 compôs sob encomenda da UNICEF, a música tema do evento “Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido”, cantada por um coral de 150 crianças às margens do Rio São Francisco. Presentes ao evento estavam Renato Aragão, Daniela Mercury, Nando Cordel, entre outros.

Musicalmente amadurecido, no período de 2004 a 2007, ganhou seis festivais de músicas, sendo que com as composições “Acabou-se Assim” e “Saraivadas de Felicidades” recebeu, não só o primeiro lugar, mas também aplausos delirantes da platéia, motivo pelo qual foi agraciado em outubro de 2007, pela Câmara Municipal de Petrolina, com uma carta de MOÇÃO DE APLAUSOS, título máximo concedido aos compositores de sua região. Ainda em 2007 foi classificado em terceiro lugar com a música “Você Gosta de Mim?” no Festival Edésio Santos da Canção na cidade de Juazeiro - BA.

No mesmo ano iniciou a temporada de shows no navio espanhol Sky Wonder, com três meses de duração e em 2008 foi semifinalista do Festival de Música da Alta Mogiana em Ribeirão Preto - SP onde representou a cidade do Recife.

Em 2009, foi selecionado para os festivais FUC – Festival Universitário da Canção (Ponta Grossa-PR) e Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande (Angra dos Reis–RJ) que acontecerão neste mês de Junho.

ZE MANOEL, na magia do instante, abre as portas para o encantado. Mostra o mundo através de diferentes óticas. Cria histórias. Ilumina momentos. Instiga os corações!

===================================
Veja abaixo o MySpace de Zé Manoel:
www.myspace.com/zehmano
===================================
Contatos para shows e/ou maiores informações:
81-9748-5101
81-8616-1841
===================================

Nenhum comentário: