Páginas

** Guia Recife **

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Festival do Caribe, entre os dias 17 a 23 de novembro, em Recife e Olinda


A cultura cubana é destaque do Festival do Caribe, que ocorre entre os dias 17 a 23 deste mês, simultaneamente no Recife e em Olinda. O público das duas cidades poderá acompanhar de forma gratuita a várias atrações como dança, música, cinema e religiões de matriz africana daquele país, que será representado por uma comitiva com 65 artistas. A intenção do evento é o de aproximar artistas, pesquisadores, religiosos do Brasil aos dos países caribenhos no âmbito sócio-cultural. A iniciativa é do Centro de Cultura Luiz Freire/TV Viva, tem o apoio da Casa del Caribe (Cuba).

A abertura oficial, restrita a convidados, ocorre na Torre Malakoff, Bairro do Recife, dia 17, às 20h, quando a delegação cubana composta por 65 representantes (músicos, bailarinos, cineastas, pesquisadores das tradições caribenhas, líderes religiosos e gestores culturais) receberá as boas-vindas. No dia seguinte (18), a Fundação Joaquim Nabuco abriga uma mostra de filmes caribenhos. À noite, no palco da Terça Negra, no Pátio de São Pedro, em São José, seis grupos musicais cubanos apresentarão um espetáculo especialmente preparado para o dia. A partir da quarta-feira (19), até o encerramento do Festival, Olinda entra no circuito com oficinas de danças (Daurê Malungo), percussão (Nascedouro de Peixinhos), shows (Praça do Carmo) e mesas-redondas (CCLF).

No Recife, o Centro de Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza mostra de cinema, com destaques na quarta (19), e debate sobre religião afro-cubana na quinta-feira (20). No Parque da Jaqueira haverá a oficina de dança de salão. Já na quinta-feira (20), a Livraria Cultura será palco para uma aula-espetáculo. Na sexta-feira (21), o Alto José do Pinho recebe todas as bandas cubanas para um grande show.

Festival - O Festival do Caribe é um evento multicultural que a cada edição anual, desde 2005, homenageia e convida uma região caribenha para trazer ao Estado expressões da sua música, teatro, áudio-visual, artes plásticas, além de estudiosos da cultura popular e praticantes de religiões de origem africana para apresentações públicas, oficinas, debates. A idéia chave do festival é o intercâmbio entre artistas locais e convidados para reforçar os laços culturais entre Pernambuco e os países homenageados, enriquecendo-nos pelo reconhecimento recíproco e potencializando o desenvolvimento de agendas culturais e de pesquisas conjuntas, que se projetarão no futuro.

Fonte: Boletim diário da prefeitura do Recife.

Nenhum comentário: