Páginas

** Guia Recife **

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta: Vivaldi e Mozart


A Orquestra Sinfônica do Recife realiza, nesta terça-feira (27), às 18h30 mais uma edição da série Concertos ao Pôr do Sol da temporada 2008, no Teatro de Santa Isabel. A programação conta com "O Glória", de Antônio Vivaldi, e a "Sinfonia 41", de Mozart. A regência é do maestro Osman Giuseppe Gioia. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro, a partir das 17h30. A duração do concerto é de uma hora.

A abertura ficará por conta da "Sinfonia Nº. 41", também conhecida como "Júpiter" e composta em 1788. Cerca de 40 músicos estarão no palco para executar a obra que representa a apoteose de Mozart e a perfeição do gênero orquestral. A música orquestral do compositor inclui 50 sinfonias; mais de 40 concertos, entre os quais 25 para piano e outros para trompas, violino e clarineta; serenatas como a Haffner e a Pequena Serenata (Eine Kleine Nachtmusik).

Uma das mais importantes obras barrocas, "O Glória" será executada em conjunto com o Coro Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Coro Contracantos. Ainda terá como solistas e sopranos Rosemary Carlos e a mezzo-soprano Vírginia Cavalcanti. A regência é de Flávio Medeiros. No palco, serão mais de cem cantores que acompanharão os corais e os solistas. A obra inicia com contundentes acordes que levam o público ao universo vivaldiano. O "Et in terra pax" interpretado também pelo coro, transporta a um cenário completamente diferente; o tom melancólico. O "Laudamus te", dueto de sopranos, é exemplo da genialidade e fertilidade de Vivaldi. No entanto, onde a sua originalidade realmente impressiona é no "Gratias agimus tibi" e no "Propter magnam gloriam tuam".

Fonte: Prefeitura do Recife.

Nenhum comentário: